Página:Meteorito de Bendegó - relatório apresentado ao ministerio da agricultura, commercio e obras publicas (...) sobre a remoção do meteorito de Bendengó do sertão da provincia da Bahia para o Museu Nacional.pdf/13

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
19
____


Obter-se-ha assim, a esforços de uma corporação scientifica, particularmente de alguns de seus membros, que o Brazil conserve recolhido em estabelecimento publico e official, essa grande massa de ferro, da qual varios museus da Europa possuem desde muito amostras preciosas.

Quanto ao auxilio que estiver na alçada do ministerio a meu cargo e me fór opportunamente pedido, póde V. Ex. contar que será prestado sem detença e com particular satisfacção.


Sou, com elevada estima e profunda consideração,

De V. Ex. Amigo, Venerador, Obrigado e Criado.— Rodrigo Augusto da Silva.




Em data de 18 de Agosto de 1887, o chefe da expedição recebeu do Sr. Ministro da Agricultura as seguintes


Instrucções


Rio de Janeiro, em 18 de Agosto de 1887.— Directoria das Obras Publicas do Ministerio da Agricultura, Commercio e Obras Publicas — 3ª Secção, n. 99.


Communico a Vm., para seu conhecimento e devidos effeitos, que este Ministerio resolveu facilitar-lhe, pelos meios de que dispõe, o desempenho da commisão de que Vm. está incumbido, tendo por fim fazer transportar para o Museu Nacional o meteorito denominado Bendegó, existente na provincia da Bahia.

Neste sentido, já havendo providenciado para que a Vm. sejam fornecidos os instrumentos de engenharia de que precisar, e bem assim, prestados pelo Presidente da provincia e pelo Director engenheiro em chefe do prolongamento da estrada de ferro da Bahia ao S. Francisco os auxilios que dos mesmos dependerem, não terá duvida em proporcionar-lhe além disso quaesquer recursos que ainda forem necessarios, uma vez que estejam ao seu alcance.

Para o bom exito da commissão convém, entretanto, que o transporte do referido material seja effectuado em condições convinientes, tomando-se préviamente as medidas necessarias quanto ao caminho a percorrer e os meios de conducção, principalmente até a estação respectiva da estrada de ferro, e procedendo-se, outrosim, aos estudos indispensaveis para que a todo tempo constem minuciosamente as circumstancias que interessarem a respeito de tão notavel meteorito.

Espera, pois, este Ministerio que Vm. organizará plantas da localidade, contendo as diversas indicações que convierem para o fim exposto, e um estudo dos caracters geologicos do terreno.

Tudo o que ocorrer desde o começo até a conclusão dos trabalhos deverá ser mencionado no relatorio que Vm. apresentar.