Página:Meteorito de Bendegó - relatório apresentado ao ministerio da agricultura, commercio e obras publicas (...) sobre a remoção do meteorito de Bendengó do sertão da provincia da Bahia para o Museu Nacional.pdf/4

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


               COMMISSÃO DO BENDEGÓ
           -------------------------------------


RIO DE JANEIRO, 2O DE AGOSTO DE 1838

                                             Illm. e Exm. Sr.  

Em cumprimento das Instruções que me foram dadas pelo Ministerio a cargo de V. Ex. em data de 18 de Agosto de 1887, quando segui para a Provincia da Bahia com o fim de transportar para esta Côrte o meteorito de Bendegó, cabe-me hoje a honra de apresentar a V. Ex. o Relatorio dos trabalhos da Commissão que tive a fortuna de dirigir.

O concurso poderoso e efficaz prestado pelo Director do Prolongamento da Estrada de Ferro da Bahia, o Dr. Luiz da Rocha Dias, e pelo Superintendente da Estrada de Ferro da Bahia ao S, Francisco, o Sr. Richard Typlady, foi da maior valia, pois sem elle eu não teria conseguido concluir tão prompia e satisfactoriamente a minha incumbencia.

Ao Sr. Claudio Arcolon De Vicenzi, que gratuitamente offereceu o vapor nacional Arlindo, de sua propriedade, para conduzir o meteorito da Bahia até este porto, e ao Commandante deste navio, o Sr. José Francisco de Oliveira, devo a mais completa homenagem pelos favores recebidos, e julgo do meu dever apresentar á consideração de V. Ex. os nomes destes cavalheiros.

A' dedicação, nunca arrefecida, de meis nobres companheiros, os engenheiros civis Vicente José de Carvalho Filho e Humberto Saraiva Antunes, devo o successo da commissão que me foi confiada.

Deixo sómente de apresentar a demonstração das despezas feitas por conta do Exm. Sr. Barão do Guahy, até a chegada do meteorito á estrada de ferro, para não contrariar a vontade de S. Ex.