Página:Mister Slang e o Brasil.pdf/165

Wikisource, a biblioteca livre
— 163 —

ver ao mais sardento britannico. Os nossos homens publicos são mais honestos do que os jornaes dizem. O saque ao thesouro é menor do que parece. Como exageramos, como proclamamos e damos vulto a accusações levianas, julgam-nos mal os de fóra, mas ha nisso um evidente erro de perspectiva, como vou provar.

E fui provando até á primeira esquina, onde nos detivemos, proximos de dois sujeitos que estavam por ali a conversar em voz baixa.

— "Fez muito bem, dizia um. Si você não tirasse, outro tirava. Dinheiro de governo é como nota perdida na rua. Si quem passa primeiro não péga, outro péga...

Mr. Slang, que não havia respondido á minha tirada patriotica, limitou-se a um olhar de malicia. Corei até á raiz dos cabellos e arrastei-o para adeante.

— Outra censura descabida que commummente nos lançam em rosto, prosegui, é a nossa falta de consciencia moral. Temol-a, porém, e já em muito adeantada crystalização. Acatamos os direitos alheios, respeitamos a personalidade humana, talvez tanto como na Inglaterra. Ha abusos, não nego, mas que acabam punidos. Não nos devemos deixar arrastar pela grita dos orgãos