Página:Noções elementares de archeologia.djvu/100

Wikisource, a biblioteca livre
66
ERA GALLO-ROMANA

(versuræ,) onde havia outras duas portas, uma á direita e outra á esquerda, as quaes faziam suppôr darem saida para o campo e para a praça publica. A configuração de um theatro apresentava pois de um lado a forma semi-circular, do outro a de quadrado. Para chegar ao logar dos espectadores havia muitas escadas partindo do circuito e dirigindo-se da circumferencia para o centro, afim de estabelecer muitas divisões que, pela rasão de sua forma de cunha, eram designadas com o nome de cunei.

Havia, além d’isso, na elevação do amphitheatro (cavea) que cercava a orchestra, duas ou tres divisões principaes, indicadas por separações chamadas præcinctions e ficavam parallelas ás filas dos assentos.[1] Estas divisões tinham o nome de cavea prima, cavea media, cavea maxima ou ultima, conforme estivessem mais ou menos proximas da orchestra.[2]

Havia tambem, em muitos theatros, aberturas quadradas, correspondentes a corredores abobadados dispostos sob os degraus do theatro, e por onde cada qual podia passar para occupar o seu logar, sem ser obrigado a subir da orchestra ou a descer da summa, summa cavea. Estas aberturas chamavam-se vomitorios (vomitoria,) porque parecia que lançavam fóra os espectadores, quando estes entravam em multidão para os seus logares.

Tinham os antigos tres especies de scenas, a scena tragica, a scena comica e a scena satyrica.

As vistas do theatro eram diversas, conforme o genero das peças que se representavam.

As mudanças da decoração praticavam-se por varios systemas. Chamava-se aos bastidores ductiles, quando giravam em corrediças; versatiles, quando se viravam sobre pião.

  1. Caligula consentiu em que pozessem almofadas ou tapetes nos assentos de pedra.
  2. Os logares estavam numerados e gravados na pedra, e cada espectador entrava com um bilhete de forma circular tossera theatralis, que designava o logar que devia occupar.