Página:Noções elementares de archeologia.djvu/111

Wikisource, a biblioteca livre
NOÇÕES ELEMENTARES DE ARCHEOLOGIA
77

Uma d’estas salas devia ser a concamerata sudatio, ou a estufa abobadada para fazer transpiração.

Ha n’esta sala um pequeno forno, cuja abobada fecha em escudo de bronze que se movia por meio de corrente, afim de deixar sair mais ou menos o vapor da agua quente.

Junto do laconicum está a sala do banho, separada por um corredor. Vêem-se muitas pessoas n’uma grande tina labrum, em volta da qual estão assentos encostados á parede.

Mais afastado apparece representado o vasarium, com os tres grandes vasos collocados em diversos niveis: o primeiro menos elevado contem agua a ferver; o segundo agua tepida, e o terceiro agua fria.

No segundo plano, e por detraz da estufa para suar, vê-se a sala chamada tepidarium.

Passado o tepidarium, distingue-se a sala fria, frigidarium, que em alguns banhos servia tambem ao apoditerium. Em ultimo plano está o eleothesium, ou sala dos perfumes.

Para se formar idéa exacta d’estes monumentos, convem examinar e comparar entre elles que se têem descoberto em differentes partes; para o que apresentamos as gravuras dos banhos de Verdes e de Landunum.

Explicações crestas casas de banhos

Entrava-se por dois pateos sobre o comprido ou corredores G, K, nos banhos de Verdes, para os salões P, S, os quaes tem ainda no chão mosaicos. D'estes dois salões passava-se para o vestibulo B, e d’ahi para a sala D, cujo piso estava sobre hypocausto.

A sala imediata C, devia ser de temperatura mais elevada á antecedente; pois o forno collocado em F, no pequeno pateo proximo, recebia d’elle o calor que circulava primeiro debaixo do piso da referida sala C.

Havia outras casas que não eram aquecidas pelo hypocausto, especie de saletas pelas quaes se entrava e saía P, A, B, S.

Duas bandeiras muito notáveis que serviriam para banhos frios ML, tinham communicação por uma passagem com a sala D; cada uma d’ellas tinha em S e em R um reservatorio para agua.