Página:Noções elementares de archeologia.djvu/114

Wikisource, a biblioteca livre
80
ERA GALLO-ROMANA

Os pateos H e I serviam de deposito para o combustivel.

Em cada uma das salas O e P havia um nicho para uma estatua.

Nos banhos de Laudunum (pag. 79 [fig. 68]), no vestibulo D, o chão tinha mosaicos. D’aqui passava-se á bella sala (n.º 8), tambem com mosaico. Seguiam-se outras casas com o solo suspenso e aquecido pelo hypocausto; em uma (n.º 7) de um lado tem um nicho circular, e do outro, quadrado d c, que serviam para as banheiras.

A sala n.º 6 seria a reservada para conservar maior gráo de calor, porque o forno do hypocausto tinha a boca d’elle no centro d’esta casa.

O forno tinha serventia pelo pequeno pateo n.º 4. Antes de atravessar a sala n.º 6 aquecia tres reservatorios revestidos de cimento f. f.

As salas E, e os n.º 9, 10, 11 eram casas para depositos do estabelecimento.

Palacios

Quasi todas as cidades de pequena importancia tinham palacio destinado para os aposentos dos imperadores, quando as visitavam; porem antes serviam para os seus representantes, os intendentes ou funccionarios encarregados da administração do paiz.

Os palacios que deviam offerecer as disposições analogas ás das casas nobres dos particulares, differençavam-se principalmente pela extensão, pelos peristylos, pateos e diversas dependencias. Os de maiores dimensões, como o de Trajano, eram ligados ao forum, junto do qual havia basilica, onde se julgavam os criminosos, e tambem thermas.

Tal era a grandesa do palacio de Diocleciano, em Spalatro (na Dalmacia), cujas columnas e paredes estão ainda