Página:Noções elementares de archeologia.djvu/132

Wikisource, a biblioteca livre
98
ERA GALLO-ROMANA

Estes nomes estão umas vezes no genitivo, outras antecididos ou seguidos das lettras o ou of, para designar officina, assim: of Severi; Bassi; of o, Croci, Crassi o; o que quer dizer que os vasos sairam da officina ou da fabrica de Severo, de Basso, de Croco, de Crasso, etc, etc.

Figura 81

A palavra manu, escripta com todas as lettras ou em abreviatura, como nas inscripções de: Priscilli manu, Silvani m, significa da mão de Priscillio, de Silvanos, etc.

Alguns d’estes vasos eram inteiriços, não podendo sair do molde senão depois do barro ter seccado para que o relevo se tirasse sem damno do concavo do molde.

A maior parte porém era tirada de duas ou mais peças, porque seria impossivel formar um molde de uma só peça para os vasos bojudos.

Se os fabricantes de louça de barro imprimiam os seus nomes no fundo d’esses vasos, os artistas que fariam as formas e compunham os assumptos que deviam apparecer nos relevos exteriores, inscreviam tambem os seus nomes nos moldes, entre as figuras.

Barro preto. — As peças de barro preto são mais raras que as encarnadas, embora se encontrem misturadas com estas.

Tem-se encontrado cobertas com bom verniz côr de ébano, e mostrando argila, menos compacta que a dos vasos encarnados; ora cinzenta, ora esbranquiçada, ou avermelhada.

Objectos de barro bronzeado. — Apparecem tambem em