Página:Noções elementares de archeologia.djvu/335

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO VIII
 
PERIODO MODERNO
 

Diremos apenas algumas palavras ácerca do periodo moderno da architectura.

No seculo XVII e no XVIII procurou-se imitar uma certa disposição architectonica, que havia prevalecido na Italia nas fachadas das igrejas, no ultimo quartel do seculo XVI, consistindo em collocar o portal no meio de columnas que abrangessem a largura da nave principal e as duas lateraes; depois em sobrepôr outra Ordem de architectura por cima da primeira, ainda que não correspondesse ao espaço occupado pela nave principal, onde as suas abobadas se erguiam acima dos telhados inferiores pertencentes ás naves lateraes.

Esta diminuição de largura dada á fachada, na parte superior, era disfarçada por um ornato accessorio do feitio de um S deitado, quartellas, para ligar a elevação da segunda Ordem com a parte inferior que decorava o portal, e ao mesmo tempo servia-lhe de contraforte.

Os jesuitas, que construiram n'essa epoca as suas igrejas adoptando esta disposição, foram os promotores principaes de tal incoherencia, sobrepôr as columnas que não correspondiam ás divisões dos andares. Por este motivo ficou designada Estylo dos Jesuítas, que foi adoptado nas igrejas do seculo XVII.