Página:Noções elementares de archeologia.djvu/338

Wikisource, a biblioteca livre
304
PERIODO MODERNO

ordem de janellas se collocavam na parte superior, por cima d'essas arcadas; e ora de volta inteira, ora de verga horisontal, davam claridade á nave. As naves lateraes e as capellas correspondentes ás aberturas das arcadas recebem luz por janellas de egual feitio.

O interior da igreja de S. Sulpicio (França) mostra esta disposição, que era a mais seguida; portanto, não mostravam indicio algum do triforium, nem logar para a galeria, como se costumava construir no seculo XVI.

Torres
 

Edificaram-se torres de differentes fórmas. A cupula da igreja da Sorbonna mostra-nos as que ficam mais usuaes para os grandes edificios; para as outras de menor grandeza, adoptavam as torres em abobada hemispherica e lanternim, como se vê na gravura; as quaes foram muito communs até o final do seculo XVIII.

Figura 286
Altares
 

Os retabulos ornados com columnas e frontões foram empregados em toda a parte para decorarem os altares-móres, desde o fim do seculo XIII, e formavam verdadeiros monumentos na architectura moderna, que a moda havia introduzido tambem dentro das igrejas ogivaes. Foi d'elles que derivaram os elementos para as fachadas das igrejas modernas, as quaes, ainda que combinadas com arte, produziam todavia effeito um tanto theatral, pouco proprio da magestade da casa de Deus, não obstante terem apparencia vistosa, como se poderá julgar pela gravura da pag. 305 [fig. 287].

Apezar de que estes altares são muitas vezes pouco har-