Página:Noções elementares de archeologia.djvu/36

Wikisource, a biblioteca livre
2
TEMPOS PREHISTORICOS

Estabeleceram na historia pertencente á existencia do homem, anterior ás épocas conhecidas, tres grandes phases, ou estancias, a saber:


Idade de pedra
Idade de bronze
Idade de ferro

A fundição, ou reducção dos metaes, é uma operação difficil, que esteve de certo por muito tempo desconhecida: os povos atrazados na civilisação deviam fabricar os objectos de que tivessem necessidade para a propria defensa e para a caça, assim como para os usos communs da vida, empregando pedras rijas, como é o silex (pedreneira), os ossos dos animaes, ou a madeira.

O extraordinario numero de descobrimentos feitos nos diversos paizes, principalmente em França, na Suissa, na Inglaterra, e na Dinamarca, confirmou esta supposição.

As collecções dos museus contém quantidade consideravel de pontas de frechas, facas, machados, feitas com pedreneira e em rocha rija: grande numero de instrumentos de osso, ou de pedra, se tem achado em differentes partes, e esses instrumentos conservam-se quasi intactos dentro do solo, onde estavam occultos. O periodo secular em que os metaes não estavam ainda em uso recebeu, pois, a denominação de idade de pedra.

As melhores qualidades de rochas para fabricar os instrumentos cortantes, eram o silex (pedreneira), felds-pathicas, o petrosilex verde, e algumas variedades de porphyro; porém o silex tem sido, como parece, a pedra mais constantemente empregada, e talvez a mais facil de preparar a forma requerida.

Seguramente, se dermos com certa precaução uma martellada sobre um fragmento de silex, de forma alongada, esse silex estalará, e a pedra que se desligue tomará logo a forma conoidal; ficará chata de um dos lados, mostrando do