Página:Noções elementares de archeologia.djvu/48

Wikisource, a biblioteca livre
14
TEMPOS PREHISTORICOS

posto que raramente, terrados parallelos na direcção de Leste a Oeste, e do Norte a Sul, que apresentam, em quanto á disposição, muita analogia com os alinhamentos de pedras e parece terem tido o mesmo destino.

Os alinhamentos de pedras mais notaveis e mais vastos que se conhecem em França, são os de Karnac, de Ardeven, e de Penmarch. Compõem-se de mais de 1:200 pedras toscas em 11 filas parallelas com 763 toezas de comprimento, e 47 de largura. As mais elevadas tem 18 a 20 pés, e as mais pequenas 4 a 5. Ha entre ellas algumas de volume tão extraordinario que lhes avaliam o pezo em 70 a 80 milheiros.

Os alinhamentos de Ardeven estão dispostos regularmente em filas parallelas, tambem na direcção do Norte para o Sul, e no espaço de 3 kilometros de extensão.

Circulos

Outra combinação de pedras erguidas toma a forma de circulos, que têem sido designados pelo nome de cromlecks.[1]

Figura 10: Circulo de pedras

Os maiores d’estes circulos existem em Inglaterra; um d’elles, o vasto circulo de Avebury, em Wiltshire, está totalmente destruido; porém ainda houve quem o visse quasi completo por 1713; compunha-se de 660 pedras, e achava-se situado no meio de uma planicie, ficando-lhe o terreno em declive de todos os lados, como pode vêr-se na gravura junta.

  1. Nome composto de duas palavras dos bretões: crom, curva; leck, pedra.