Página:Novellas extraordinarias.pdf/32

Wikisource, a biblioteca livre
24
NOVELLAS EXTRAORDINARIAS

composições; e, visto que o interesse de uma tal analyse ou reconstrucção, que considerei como um desideratum em litteratura, é parfeitamente independente de todo o interesse real supposto no objecto analysado, não me accusarão de offender as conveniencias desmascarando o modus operandi, graças ao qual eu poude construir uma das minhas proprias obras. Escolhi o Corvo por ser uma obra geralmente conhecida.

O meu designío é demonstrar que ponto algum da composição pode ser attribuido ao acaso ou á intuição, e que a obra caminhou, passo a passo, para a sua so- lução, com a precisão e a logica rigorosa de um problema mathematico.

Pômos de parte, como não dependendo directamente da questão poetica, a circumstancia, ou, se quizerdes, a necessidade d'onde nasceu a intenção de compôr um poema que satisfizesse ao mesmo temro o gosto popular e o gosto crítico.

É pois a partir d'esta intenção que começa a minha analyse.

A consideração primordial foi a da dimensão. Se a composição é demasiado longa para se ler de uma assentada, é préciso resignarmos-nos a desistir do effeito, prodigiosamente importante, que resulta da unidade da impressão; porque, se é préciso dividir, então interpõem-se os negocios do mundo, e tudo o que nós chamamos o conjuncto, a totalidade, está perdido! Mas, visto que cœteris paribus, nenhum poeta deve privar-se de tudo o que pode concorrer para o bom exito do seu de signio, temos ainda a examinar se a extensão pode offerecer-nos alguma vantagem, em compensação do prejuizo, que resulta da perda da unidade. Eu digo que não. O que nós chamamos um poema longo não é, na realidade, senão uma successão de poemas curtos, quero di-