Página:O Bandido do Rio das Mortes.pdf/24

Wikisource, a biblioteca livre

Estes tres personagens divergiam essencialmente entre si na côr, no trajo e na physionomia. O que se achava collocado entre os dois era um joven de cor branca, e, posto que com a tez bastante tisnada pelos rigores do sol tropical, mostrava pelas feições nobres, regulares e caucasianas, que em suas veias girava sem mescla sangue europeu, talvez andaluz ou castelhano. Estava todo vestido de couro de veado e trazia na cabeça um largo sombreiro de palha de coqueiro; tinha por armas um punhal com guarnições de prata, uma escopeta e uma pistola de dois tiros. Em sua physionomia resumbrava um certo ar de sombrio abatimento. O outro era um índio, tambem moço que no rosto e no olhar tinha uma expressão franca audaz e resoluta; vestia os restos esfarrapados de uma camisa e calção tecido de algodão grosso. Trazia no cinto uma comprida faca de matto e jaziam-lhe ao lado, sobre a relva, um reforçado arco e um feixe de flechas.

     O terceiro era um preto de estatura agigantada, algum tanto mais edoso que seus comparsas, mas que parecia ser tanto ou mais agil e robusto que os outros. Os nedios e espadaudos hombros nús luziam-lhe ao sol como ebano brunido; trazia como unica vestimenta um saiote ou tanga de couro de onça que da cintura lhe descia até um pouco abaixo dos joelhos. Suas feições energicas e pronunciadas nada tinham da grosseria e irregularidade africana e indicavam pertencer elle a essa raça mina, cujo typo em nada diverge do arabe ou do musulmano, senão na côr da pelle ou no encarapinhado dos- cabellos. Suas armas eram uma faca de ponta e uma comprida azagaia munida de aguda choupa de uma madeira tão rija como o ferro. Mais ao longe, em distancia de uns duzentos passos, se divisava, remoinhando, um grupo

confuso de vinte e tantos a trinta homens, em porte, feições, traje e armamento tão originaes e divergentes entre si, como os tres que acabamos de descrever.

     O leitor naturalmente pensará que essa tropilha não é mais do que um- bando desses exploradores ou

Digitized by

Google