Saltar para o conteúdo

Página:O Conde Lopo.pdf/23

Wikisource, a biblioteca livre

O bello manifesta-se por três diversos modos, por três fontes, o que faz dizer que ha três espécies de bello.

Outros mais illustrados poderão achar defeituosa minha classificação — é comtudo a que eu adopto em falta de melhor. — Bello ideal, bello. sentimental, e bello material.

Diga-se o que se quizer — nem em Homero nem em Virgílio, em uma palavra em nenhum dos poetas antigos apparece a primeira classe que apresentamos.

Dizem os poetas idealistas que isso pende de duas causas — da philosophia e das tendências do clima voluptuoso das terras do Sul.

Não é nosso empenho tratar disso.

Talvez o sol oriental chame os homens á realidade, e a bruma e as nuvens cinzentas dos luares boreaes levem-no ao idealismo. — Seja como quizerem.

A litteratura Européa, humilde discípula dessa velha arrebicada de Horacio, dessa lyra acostumada a soltar suas notas amorosas no trepidar das saturnaes de Roma a Sybarita, dessa lyra que deixara as entesadas cordas metallicas dos tempos épicos para nos soltos nervos, no acompanhamento das flautas lydias e dos plectros cretenses, transpirar aromas de banquete, levarão-na em França as orgias da regência e do reinado de Luiz XV ao ultimo aperfeiçoamento da immoralidade.