Saltar para o conteúdo

Página:O bobo (1910).djvu/226

Wikisource, a biblioteca livre

narrando, não só o que se passara no ajuntamento da cúria, mas tudo o que depois sucedera, e como o bobo o salvara e a Fr. Hilarião.

— O pobre Dom Bibas - concluía ele - cumpriu à risca o que prometeu. O vílico da honra e solar da Maia e os vinte cavaleiros meus acostados vieram sucessivamente ajuntar-se connosco à saída do subterrâneo. O bobo lhes deu passagem pouco a pouco, e até vi com espanto que o último me conduzia a destro o meu cavalo de batalha. Deixando os homens de armas acompanhando o virtuoso monge, adiantei-me à rédea solta em busca do arraial de meu senhor o infante, para lhe dizer: "Guimarães será vossa logo que vos aprouver!".

— Sabia que vos encaminháveis por esta parte, posto que mais longe vos supunha. Agora - acrescentou voltando-se para o arcebispo -, reverendíssimo padre, por mercê mandai um de vossos palafréns ou mulas de corpo, em que possa cavalgar o mui honrado abade do Mosteiro de D. Muma que, velho e trôpego, mal vencera até aqui, a pé, os montes e vales, algares e serranias.

— Não terá de vir tão longe - respondeu o senhor de Cresconhe -, com o favor de Deus,