Página:O choque das raças.pdf/100

Wikisource, a biblioteca livre
96
MONTEIRO LOBATO

moribundo, só restavam as impressões subsistentes na memoria da filha. Tinha miss Jane, portanto, de refazer sua vida, adaptar-se á condição commum dos pobres seres humanos que só vêem um palmo adeante do nariz.

— Está como eu, murmurei em soliloquio, passou tambem a pedestre...

Mas vi logo o falso da comparação. Eu podia, com o tempo, voltar á casta dos rodantes, adquirindo novo auto. Miss Jane nunca mais alcançaria a omnividencia...

O castello ficava a tres kilometros de Friburgo, pela estrada onde se dera o meu desastre. Ao passar por ella reconheci o ponto e parei á borda do desbarrancado. Estavam ainda patentes os signaes do trambolhão.

— Estranhos caminhos da Interferencia ! exclamei. Para ver a maravilha das maravilhas e conhecer a mulher que me está illuminando a alma e talvez faça de mim um notavel romancista, foi mister que eu passasse por este precipicio aos trancos, e lá fosse parar semi-morto ao fundo da barroca ...

Logo adeante, dobrada uma curva da estrada, vi erguer-se o vulto mysterioso do castello, com suas torres em xadrez. Parei, tomado de viva emoção. Olhei para a singular fabrica e perdi-me em pensamentos de saudade e incerteza.

Entre aquellas paredes duas nobres creaturas humanas me haviam abrigado com ex-