Página:O choque das raças.pdf/110

Wikisource, a biblioteca livre
106
MONTEIRO LOBATO

Já mais senhora de si, nesse dia não falou miss Jane tão exclusivamente de seu pae. Muito falou delle ainda, mas tambem discorreu de outros assumptos, dando inicio, afinal, ás revelações que me serviriam de base á novella.

Antes de mais nada externou-se quanto á situação momentanea do povo americano — e com palavras que me derrancaram as idéas assentes. Sim, porque eu tinha a ingenuidade de possuir idéas assentes sobre o povo americano, apesar da mais absoluta ignorancia da psychica e rumos que levava esse povo. Idéas pegadas no ar do escriptorio, nas palestras dos cafés, na leitura de jornaes redigidos por creaturas tão ignaras como eu, idéas que se nos grudam ao cerebro, como o pó do asphalto nos adhere ao rosto nos dias encalmados. Do senhor Sá, por exemplo, ouvi dizer do americano (não a mim, está claro, que me não daria essa honra, mas ao senhor Pato): "Povo sem ideaes, o mais materialão da terra. A gente do the biggest...."

Era Sá quem o dizia e pois a cavallidade me penetrou nos miolos como a propria Certeza. Nesse mesmo dia, num café, como na roda em que me achava se falasse da America, repeti a esmo, entre duas baforadas de um cigarro ordinarissimo :

— Povo sem ideaes, o mais materialão da terra. A gente do the biggest...