Página:O choque das raças.pdf/115

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
111

flower, quem era ella? Homens de tal tempera, caracteres tão shakespireanos que entre abjurar das convicções e emigrar para o deserto, para a terra vazia e selvagem onde tudo era inhospitalidade e dureza, não vacillaram um segundo. Emigrar ainda hoje vale por alto expoente de audacia, de elevação do tonus vital. Deixar sua terra, seu lar, seus amigos, sua lingua, cortar as raizes todas que desde a infancia nos prendem ao solo patrio, haverá maior heroismo? Quem o faz é um forte, e só com esse facto já revela um bello indice de energia. Mas emigrar para o deserto, deixar a patria fagueira pelo desconhecido, isto é formidavel!

— Realmente, realmente...

— Pois bem, continuou miss Jane, o processo inicial da America tornou-se o processo normal do seu accrescentamento no decorrer da historia. Ondas successivas dos melhores elementos europeus para lá se transportaram. Depois vieram as leis restrictivas, e as massas que a procuravam, já de si boas, viram-se peneiradas ao chegar. Ficava a flor. O restolho voltava... Note o enriquecimento de valores humanos que isso representou !

Miss Jane falava com tanta alma e havia em suas palavras tal força persuasiva que senti um impeto de revolta contra o senhor Sá. Si esse homem me apparece naquelle momento