Página:O choque das raças.pdf/117

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
113

— Logico, por que? O logico é que da semente da couve nasça o pé de couve e da do jequitibá nasça o jequitibá. A semente americana lançada em Plymouth era sã e era de jequitibá. O espirito de casta matou a Asia — e do espirito de classe morrerá a Europa. A semente de que nasceu a America não continha em seus cotyledones essas venenosas toxinas.

Mas deu origens a classes, tambem...

— Deu origem a classes, é certo, e os interesses das classes se tornaram antagonicos. Mas o espirito de exame dos factos — e outra cousa não quer dizer o idealismo organico — interveio a tempo e harmonizou taes interesses. Quando Ford provou que não ha hostilidade entre o capital e o trabalho e sim mal entendido — e o provou com o facto da sua formidavel realização, todos os olhos se abriram, e a industria, até alli Moloch devorador da classe que produz e da que consome em proveito da que detem os meios de producção, passou a ser a mais harmonizada das associações. Esse maravilhoso remedio creou a grande barreira contra o asiatismo invasor e ergueu a America do seculo 25 á posição de um mundo sadio e vivo dentro de um marasmo fatalista e abudhistado.

— Está tudo muito bem, adverti, mas nos Estados Unidos não penetraram apenas os elementos espontaneos que miss Jane aponta.