Página:O choque das raças.pdf/127

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
123

programma de selecção que já havia empolgado todos os espiritos. Os admiraveis processos hoje em emprego na criação dos bellos cavallos puro-sangue passaram a reger a criação do homem na America.

— E lá se foram os pelludos !...

— Exactissimamente... Desappareceram os pelludos — os surdo-mudos, os aleijados, os loucos, os morpheticos, os hystericos, os criminosos natos, os fanaticos, os grammaticos, os mysticos, os rhetoricos, os vigaristas, os corruptores de donzellas, as prostitutas, a legião inteira de mal-formados no physico e no moral, causadores de todas as perturbações da sociedade humana. Essas leis está claro que eram fortemente restrictivas da natalidade, sobretudo no começo, quando havia quasi tanto joio como trigo. Crescer, para a America, não mais valia por avultar ás tontas em numero, como hoje, e sim por elevar o indice mental e physico dos seus habitantes. Os Estados Unidos (e o Canadá que já se fundira nelles) cresciam dessa maneira admiravel, si bem que incomprehensivel para nós que vivemos em plena e licenciosa anarchia procreadora.

Mas... o mas perturbador de todos os calculos humanos surgiu. Apesar de submettida aos mesmos processos restrictivos dos brancos, a raça negra começou desde logo a apresentar um indice mais alto de crescimento. A proporção do negro puro relativa ao branco