Página:O choque das raças.pdf/153

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
149

— E habeis. Competiam com o homem em todas as profissões, num absoluto pé de egualdade, realizando o velho ideal da independencia. Os filhos lhes pertenciam e não ao progenitor, systema matriarchal muito mais dentro da natureza, visto como o filho é mais da mãe que do pae na proporção de nove mezes para meio minuto.

Tossi uma tossezinha de encommenda; miss Jane não o percebeu e continnou:

— O caracteristico frisante dessa epoca, todavia, estava na organização do trabalho. Todos produziam. Muito cedo chegou o americano á conclusão de que os males do mundo vinham dos tres pesos mortos que sobrecarregavam a sociedade — o vadio, o doente e o pobre. Em vez de combater esses pesos mortos por meio do castigo, do remedio e da esmola, como se faz hoje, inventou solução muito mais intelligente: supprimil-os. A eugenia deu cabo do primeiro, a hygiene do segundo e a efficiencia geral do ultimo. Alliviada da carga inutil que tanto a embaraçava e afeiava,poude a America approximar-se de um typo de associação já existente na natureza, a colméa — mas a colméa da abelha que raciocina.

— Que maravilha! exclamei, pesaroso de ter vindo ao mundo cedo demais. E o governo, miss Jane ? Deixou de ser a calamidade que é hoje ?