Página:O choque das raças.pdf/167

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
163

pela victoria sabina por parte dos de temperamento artistico — dos que só encaram o mundo através de prismas estheticos. A massa masculina, entretanto, enxergava na victoria de miss Astor o fim do tradicional predominio do homem na terra.

— Eram ainda as eleições pelo nosso systema ?

— As eleições do seculo XXIII em nada lembravam as antigas, consistentes na mobilização e reunião dos votantes em pontos prefixados, onde se operava o registro dos votos. Tudo mudara. Os eleitores não sahiam de casa — radiavam simplesmente os seus votos com destino á estação central receptora de Washington. Um apparelho engenhosissimo os recebia e os apurava, automatica e instantaneamente, imprimindo os totaes definitivos na fachada do Capitolio.

De ha muito se haviam eliminado as hypotheses de fraude, não só porque a selecção elevara fortemente o nivel moral do povo, como ainda porque a mechanização dos tramites entregava todo o processo eleitoral ás ondas hertzianas e á electricidade, elementos estranhos á politica e da mais perfeita incorruptibilidade.

Mas só os habitantes de Washington gosavam do privilegio de ler com os proprios olhos os numeros decisivos. O resto da população