Página:O choque das raças.pdf/189

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
185

E, numa revoada, precipitou-se para a Casa Branca o bando das ondeantes mammiferas com miss Astor á frente. Só ficou no recinto a sabina teimosa, a bater o pé e uivar para as cadeiras vazias :

— "Gorilla, gorilla, gorilla, gorilla....

— Toma! não pude deixar de exclamar. Eu, que tenho muita honra em ser neto do meu avô gorilla, exulto com a derrota dessa renegada. Mas... e Kerlog, miss Jane? Como recebeu elle a noticia do pleito?

— O presidente Kerlog recebeu o resultado do pleito com um assombro egual ao das mulheres, embora muito differente na sua exteriorização. Convicto do apoio de Jim Roy a um dos partidos brancos, chegara a admittir, por hypothese, a victoria de miss Astor ; mas lá no intimo contava com a sua. De modo que quando na fachada capitolina surgiu o nome de Jim, a sensação que o empolgou foi de pesadelo. Apalpou-se e beliscou as carnes a ver se dormia. Não era pesadelo, não. Era cousa peior — facto ! E como a hypothese da eleição de um negro nem por sombras lhe houvesse passado pela idéa, o seu desnorteamento fez-se absoluto.

Kerlog reclinou-se sobre a secretária e permaneceu durante alguns instantes immovel, com a cabeça apoiada nas mãos. Dava tempo a que a idéa nova da eleição de um presidente negro penetrasse em seu cerebro,