Página:O choque das raças.pdf/200

Wikisource, a biblioteca livre
196
MONTEIRO LOBATO

dos blocos fôra amassado com o suor dos seus ancestraes. A America surgira do esforço braçal de um dirigido pelo esforço mental de outro, e, pois, tanto lhe falava ao sangue como ao do mais orgulhoso neto dos pioneiros louros.

De instante a instante recebia communicações dos seus agentes, dando conta do estado d'alma da massa negra. A panthera distendia os musculos entorpecidos, com os olhos a rajarem-se de bétas sanguineas...

Jim tremeu. Sabia conter os nervos da féra, dominar-lhe todos os impetos instinctivos. Alem disso via o seu já immenso prestigio de leader accrescido com o de presidente eleito — mas estaria em seu poder soffrear o maremoto africano ? Não faria delle um dique impotente a borrasca a desenhar-se ?

Jim sentia no ar ondas de fluidos explosivos, um perfeito ambiente de polvora. O solo latejava pulsações vulcanicas.

Tremeu o negro deante da sua obra — e sem vacillar foi ao encontro do Kerlog. O momento impunha a conjugação da sua força com a do leader branco.

Defrontaram-se os dois chefes como duas forças da natureza, contrarias nos seus destinos, inimigas pela voz do sangue, más irmanadas no momento por um nobre objectivo commum.

No primeiro impeto Kerlog apostrophou o chefe negro :