Página:O choque das raças.pdf/211

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
207

— "Venceste ainda uma vez, meu scelerado ! Mas a crise passará e justaremos contas... disse ella, atirando-lhe á cara uma veneranda "Origem das Especies", de Charles Darwin.

Estava plenamente convicta de que, quando o paiz reentrasse na normalidade, resurgiria o partido sabino. A onda fôra-se. Mas o proprio da onda é ir e vir.

- "She is false as water... repetiu ella por sua vez, espraiando o olhar para o futuro.

E assim foi. Quando o paiz recahiu na paz de sempre, o "Remember Sabino !" reappareceu e houve um perfeito da capo do elvinismo, como nas musicas...

Miss Jane fez uma pausa. Notou, talvez, que eu estava inquieto, em lucta com alguma idéa. E não errara. Qualquer cousa me dizia que era o momento de declarar a minha sopitada paixão. O sangue estuava-me nas veias e por fim a palavra de amor que romperia a barreira assomou-me á boca. Mas ahi transformou-se noutra e o que partejei foi uma filha da timidez disfarçada em curiosidade:

— E miss Astor?

— Essa irradiava de contentamento, como si o reatar relações amistosas com o diffamado gorilla lhe houvesse correspondido a um secreto anhelo do coração. Durante o periodo agudo do movimento elvinista operara-se