Página:O choque das raças.pdf/224

Wikisource, a biblioteca livre
220
MONTEIRO LOBATO

tras. Os que consideravam defeituoso o quarto verso do soneto de Davis preferiram votar em branco.

Dois dias mais tarde congregavam-se na Casa Branca os seis expoentes supremos da raça, sob a presidencia do senhor Kerlog.

Solemnidade de protocollo nenhuma. Eram homens simples no trajar e nos modos, creaturas nada relembrativas dos figurões que se reunem hoje em conferencias internacionaes, vestidos de solennissimas sobrecasacas e com solennerrimos tubos de chaminé reluzente nas cabeças, como si a plumagem dos perús influisse alguma cousa nas idéas dos perús.

Sentaram-se os seis expoentes e ouviram a breve exposição de motivos do chefe do estado. Declarou este que occupava apenas um posto politico e se via numa emergencia racial. Nada fizera, nem faria, antes que a suprema delegação da raça definisse com rigor o caso e lhe estabelecesse um rumo. Como governo, executaria em seguida o veredicto altissimo. Pedia, pois, aos presentes que lhe dessem as razões da raça.

Ouviram-no os convencionaes com amavel attenção e passaram a conversar de outros assumptos, como si estivessem num garden-party.

— "A minha ultima boneca, disse George Abbot a John Perkins, alem de falar, cóse, varre e lava roupa na perfeição. Tenho uma