Página:O choque das raças.pdf/232

Wikisource, a biblioteca livre
226
MONTEIRO LOBATO

nhum sedativo, lembre-se deste seu criado e chame-o. Quero ter a honra de curar uma dôr de cabeça historica...

Disse e sahiu a sorrir. Ficou o senhor Kerlog uns instantes a meditar naquellas palavras enigmaticas, que traziam evidentemente intenção occulta. O homem das setenta e duas invenções nada dizia ás tontas.

— "Será que possue John Dudley, como septuagesima terceira invenção, alguma famosa super-aspirina? pensou comsigo o chefe de estado. Mas o tumulto das preoccupações governamentaes logo o fez esquecer o incidente.

A semana que se seguiu á Convenção foi o peior momento de vida que ainda passou um presidente americano. O ministerio vivia em reuniões continuas e eram exhaustos que aquelles homens tomavam a furto bocados de repouso. A tarefa de manter o paiz em calma, de evitar a explosão das duas massas prenhes de electricidades contrarias e susceptiveis de explosão ao menor choque, se aggravava com a premencia de solver o caso dentro da formula votada pelos convencionaes. Mas entre propor com toda a frieza uma solução daquellas e descobrir os meios de possibilizal-a, ia um abysmo.

O ministro da Paz chegou a irritar-se.

— "São facilimas as soluções dessa ordem. Creio até que si, em vez de seis velhos leaders, reunissemos aqui seis creanças de escola o