Página:O choque das raças.pdf/238

Wikisource, a biblioteca livre
232
MONTEIRO LOBATO

num aperfeiçoamento da raça, num grande passo no caminho de approximal-os do branco. Já o pigmento fôra destruido e, embora o esbranquiçado da pelle não se revelasse côr agradavel á vista, tinham esperança de obter com o tempo a perfeita equiparação cutanea. Vir agora, e assim de chofre, o resto, o cabello liso, a suppressão do teimoso estigma de Cham, era, não havia duvida, signal de um fim de estagio. Reduzidas desse modo as duas caracteristicas estigmatizantes da raça, o typo africo melhorava a ponto de, em numerosos casos, provocar confusão com o aryano. Entre a miss naturalmente branca e loura e a negra despigmentada e omegada pelo processo Dudley, fazia-se quasi nulla a differença.

— Mas a côr dos cabellos? perguntei eu, sempre curioso de minucias.

—- Côr de cabello bem sabe o senhor Ayrton que não é coisa que dependa da natureza e sim da moda. Hoje, por exemplo, é moda o louro, e nas ruas só vemos louras — louras que amanhã apparecerão de cabellos negros como asa de corvo, si assim o determinar a moda.

Logo em seguida á noticia, estupefaciente como pitada de cocaina, incorporou-se a Dudley Uncurling Company, que estabeleceu em todas as cidades, e nestas em todos os bairros, Postos Desencarapinhantes, como vemos hoje surgir Postos de Vaccinação nos annos em que irrompe a variola. Esses postos multiplica-