Página:O choque das raças.pdf/24

Wikisource, a biblioteca livre
20
MONTEIRO LOBATO

Animado pela bonhomia do velho, abrí para com elle o meu coração. Contei-lhe a mediocridade da minha vida, os meus esforços para juntar o peculio empatado no automovel, a transformação que as quatro rodas operaram -- me na mentalidade e o horror com que agora via o regresso obrigatorio ao pedestrianismo.

— O professor é opulento e pelo que vejo possue uma grande e linda propriedade. Precisará, portanto, de homens que trabalhem nella. Eu não queria sahir daqui. Arranje-me uma occupação qualquer, seja lá no que for. Tenho algumas aptidões e, como a boa vontade é grande, para isto ou aquillo sempre hei de servir. O que não desejo é voltar á cidade e ter de apresentar-me, assim decahido, ante os meus terriveis patrões...

O professor Benson pareceu meditar. Tirou do nariz os oculos de ouro, limpou-lhes os vidros num lenço de linho e depois disse:

— Não necessito aqui de ninguem. Possuo o numero de criados estrictamente precisos para a conservação desta propriedade e não vejo nella funcção que o amigo possa desempenhar. E não o admittiria em hypothese alguma, si de dias a esta parte não sentisse, cá no coração, prenuncios de que minha vida está no fim. Isto me faz sahir da politica que tenho levado até hoje e acceital-o em minha companhia como... confidente.