Página:O choque das raças.pdf/261

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
255

mento occulto. A pausa que se fez foi lugubre. Mas logo readquiriu Jim a sua habitual firmeza e disse com ironia dolorosa :

— "Não creio que o presidente Kerlog possua a palavra que mata. peito de Jim tem couraças por dentro. Quatro seculos de martyrio nas torturas physicas da escravidão e nas torturas moraes do pária enfibram a alma de quem resume cem milhões de irmãos. O peito de Jim traz couraças de rhinoceronte por dentro. Couraças á prova das palavras que matam...

— "Trazia... emendou mansamente o leader louro. O Jim de hoje não é o titan que o presidente Kerlog recebeu na Casa Branca. Quando o corisco fulmina o jequitibá, a arvore solitaria continua de pé, porém morta.

O negro presentiu a verdade daquillo. Recordou-se de que já não era o mesmo. Mas como o adivinhava Kerlog ? Como penetrava assim no seu imo ? Não confessara a ninguem a subitanea queda da sua força vital e nada a definia melhor que a imagem do leader branco : arvore siderada onde a seiva não mais circula...

Jim, entretanto, reagiu ; retesou-se de todas as suas energias em declinio e disse com glacial firmeza :

— "Não importa, presidente Kerlog. A Casa Branca restituirá amanhã a Jim Roy a força que o cansaço da victoria lhe roubou.