Página:O choque das raças.pdf/267

Wikisource, a biblioteca livre
260
MONTEIRO LOBATO

impelliam as multidões aos peiores crimes collectivos. A exasperação branca do primeiro momento breve desappareceu. O bom senso tomou pé e o aryano poude philosophar com a necessaria calma. A opinião corrente admittia não passar a victoria negra de um curioso incidente na vida americana. Oriunda da scişão sexual do grupo aryano, fôra golpeada de morte no proprio dia em que nascera, em virtude da adhesão das sabinas ao homo. O proximo pleito restabeleceria o rythmo quebrado e do incidente nada restaria no futuro alem de um pouco mais de pittoresco na historia da America — qualquer cousa como, na serie dos papas, o pontificado da papiza Joanna.

A serenidade dos brancos reforçava-se ainda na confiança que todos depositavam em seus leaders reunidos em convenção. Embora se ignorasse o que os chefes natos haviam decidido no concilio secreto, nem por sombras ninguem admittia que não fosse a idéa lá vencedora a mais efficiente e justa do ponto de vista racial.

Do outro lado os negros, passada a crise de enthusiasmo do primeiro momento, e dada a fé que lhes merecia Jim Roy, entraram mais a gosar as delicias do omeguismo do que a deslumbrar-se com uma victoria politica, evidentemente precaria. E assim a mais inesperada surpreza da vida americana não trouxe nenhuma das calamidades publicas que acar-