Página:O choque das raças.pdf/36

Wikisource, a biblioteca livre
32
MONTEIRO LOBATO

é um bipede incomprehensivo. Alimenta-se de idéas feitas e desnorteia deante do novo. Mas costumo respeitar as injunçções do Acaso. Elle o trouxe ao meu encontro, seja pois o meu confidente. E saiba, senhor Ayrton, que é a primeira creatura humana aqui entrada desde que conclui a construcção deste laboratorio.

— O castello, quer dizer?

— Sim, o castello, como romanticamente lhe apraz chamar esta officina de estudos onde realizei a mais extraordinaria descoberta de todos os tempos.

Sem querer dei um recuo na poltrona, pensando logo na pedra philosophal e no elixir da longa vida.

— Não se assuste, nem arregale dessa maneira os olhos. Nem tente adivinhar o que é. Saiba apenas que tem deante de si um homem condemnado a levar comsigo ao tumulo o seu invento, porque elle excede á capacidade humana de adaptação ás descobertas. Si eu o divulgasse, pobre humanidade ! Seria impossivel prever a somma de consequencias que isso determinaria. Si houvesse, ou antes, si predominasse no homem o bom senso, a intelligencia superior, as qualidades nobres, em summa, sem medo eu atiraria á divulgação a minha maravilhosa descoberta. Mas sendo o homem como é, vicioso e máo, com um pendor irreductivel para o o despotismo, não posso deixar entre elles tão perigosa arma.