Página:O choque das raças.pdf/56

Wikisource, a biblioteca livre
52
MONTEIRO LOBATO

nhor Sá, que me chamou tolo. Um mez mais tarde esse freguez abria bancarrota! Nunca me pude explicar isso, pois nada conhecia dos seus negocios, nem cousa nenhuma ouvira falar a respeito.

— Esse caso pode ser visto de outra maneira. A idéa de requerer fallencia podia estar em acção no cerebro do freguez. Idéa é vibração que repercute em ondas, como tudo mais, e certos cerebros possuem bella faculdade emissiva ou receptora. Emittiu esse freguez uma vibração da idéa e o cerebro do senhor Ayrton agiu como polo receptor.

— Mas a leitura das linhas da mão? A chiromante que na Martinica predisse a Josephina, então simples burguezinha crioula, que seria imperatriz de França?

— Ahi já o caso é diverso, como no de todas as prophecias comprovadas. Havemos que conceber certas organizações possuidoras d'uma faculdade pre-determinante. E não me custa admittir isso, já que realizei o pre- determinador.

— Que significa essa nova palavra, professor?

— Vamos ao pavilhão vizinho que lá me comprehenderá melhor.

Passamos á sala immediata, salão envidraçado e em fórma de funil, cujo bico constituia uma das taes torres de ferro enxadrezado.