Página:O choque das raças.pdf/65

Wikisource, a biblioteca livre
O CHOQUE
61

nada torna-se estatica, por assim dizer congelada. E fico eu na posse dum momento da vida universal futura — com o 4 da nossa primitiva imagem do 2 + 2. Resta-nos agora a ultima parte da operação, a qual, por commodidade, executo no meu gabinete. Não notou lá uma especie de globo crystallino?

— Foi a primeira cousa que me impressionou neste castello.

— Pois é o porviroscopio, o apparelho que toma o córte anatomico do futuro, como pittorescamente diz Jane, e o desdobra na multiplicidade infinita das fórmas de vida futura, que estão em latencia dentro da corrente congelada.

— Porque córte anatomico? indaguei, para não deixar ponto obscuro atrás de mim.

— Nunca esteve num laboratorio de microscopia? Com uma navallia afiadissima o anatomista opera um córte na ponta do seu dedo, por exemplo. Tira uma lamina de carne, a mais fina que possa, e estuda-a ao microscopio. A essa fatia do seu dedo chamará elle córte anatomico. E' Jane uma menina muito viva e gosta de falar por imagens, algumas dellas extraordinariamente pittorescas...

A evocação de miss Jane veio perturbar a contensão de espirito com que eu acompanhava as revelações do mestre. Meu espirito cansado repousou nesse gracioso oasis, e foi com infinita innocencia que indaguei :