Página:O choque das raças.pdf/82

Wikisource, a biblioteca livre
78
MONTEIRO LOBATO

gnificancia e do pouco que ainda era num lar que começara a conhecer na vespera. Limitei-me, pois, a confirmar as idéas do velho em relação á filha, dizendo :

— Pelo que com ella conversei hontem tive a mesma impressão. E' miss Jane uma creatura superior, uma madame Curie, capaz de proseguir nos trabalhos de seu pae, si o quizer.

— Jane o quereria, talvez, mas não posso consentir nisso. Bastam-lhe, para lhe encher a vida, as visões que já teve e a superioridade que adquiriu conhecendo o futuro proximo. Permittir-lhe-á, isso, pôr-se a salvo, na sua vida terrena, das contingencias da necessidade. Possue Jane um caderninho onde annotou a cotação dos principaes valores de bolsa nestes proximos cincoenta annos. Está habilitada, pois, a ser detentora do dinheiro que quizer. O dinheiro ainda é tudo para os homens. O estranho dote que deixo á minha filha se resume nesse caderninho de notas... Mas conheço Jane. Extremamente modesta das ambições que atormentam o commum das mulheres, levará um viver apagado, sem exterioridades, toda entregue á vida cerebral, que a tem intensissima.

O professor fez uma pausa, como si o esforço daquellas confidencias o tivesse cansado. Depois disse :