de confiança, de responsabilidade e de utilidade; e alguns delles quizeram attribuir o seu honroso exito social aos esforços que fizeram para seguir os preceitos das lições que haviam recebido de seu instructor.
Tomei então a resolução de organisar as notas para um livro que tratasse do mesmo assumpto, pois que os livros são mais duradouros do que a palavra. Preparei o trabalho em minhas horas vagas, á noite, depois de findos os negocios. Intitulei o livro o Poder da Vontade, não tendo encontrado outro titulo que melhor exprimisse o fim a que era elle destinado.
Concluido o livro, offereci o manuscripto a um editor em Londres, o qual m’o devolveu. Ardia nessa epocha a guerra da Criméa, e os livros não tinham quasi extracção. Foi sómente depois de publicada a Vida de Jorge Stephenson que dei a lume o Poder da Vontade, por intermedio do Sr. Murray.
O livro foi recebido o mais favoravelmente possivel. Devo os meus mais sinceros agradecimentos aos criticos. Creio que as suas apreciações foram justas. Com mui poucas excepcões louvaram elles os meus esforços, talvez até mais