Saltar para o conteúdo

Página:O escândalo do petroleo.pdf/224

Wikisource, a biblioteca livre
214
Monteiro Lobato

que julgamos petroliferos no Estado do Paraná, MANTENDO EM DIA TODOS OS COMPROMISSOS DA COMPANHIA COM OS PROPRIETARIOS DOS TERRENOS POR NOS CONTRACTADOS, de accordo com os contractos lavrados a nosso favor”.


65. — O presidente da Companhia, sr. Oscar Raywood Taves, é norte-americano e os dois outros directores, srs. Frederico Vieirling e dr. Oscar Luiz Taves, são brasileiros. A respeito de suas actividades informa o sr. Henry Leonardos, filho do sr. Othon Leonardos, do Departamento Mineral, em artigo estampado na “Offensiva” em 28/12/1935, que a actuação desta empreza, que funcciona legalmente desde 1932, consta de tres phases: I — Compra, ou arrendamento de terrenos; II. — Estudos geologicos e geophysicos; III. — Perfurações. Esta ultima phase ainda não foi iniciada. E accrescenta: “Onde quer que o engenheiro Oscar Luiz Taves se metta a procurar petroleo, apparece atraz delle o sr. Birnfeld — (presidente da Pan Geral e da Brasil Patentes). Dahi, os appellidos “O Gordo e o Magro” pelos quaes os dois são conhecidos no Paraná.”

Em Pirajú e Ribeirão Claro quem appareceu ao lado do sr. Taves não foi o sr. Birnfeld; foi o sr. Leonidas de Carvalho, representante do sr. Ivar Hoppe, logo depois nomeado gerente da Standard Oil of Bolivia, quando estourou a guerra do Chaco.