Saltar para o conteúdo

Página:O escândalo do petroleo.pdf/289

Wikisource, a biblioteca livre
O Escandalo do Petroleo
279

metta ao ministro. Em seguida, é mister esperar o despacho do Ministro.

 

126. — Note-se que ainda não saimos do ponto de partida. Estamos comprando um bilhete de entrada. Tratámos até até aqui unicamente do preenchimento de formalidades preliminares, de antemão necessarias á licença para realisar a exploração. Muito longe iriamos se nos apetecesse citar, successivamente, os milhares de entraves oppostos á installação e ao effectivo funccionamento da industria do petroleo. Em cada passo, em cada acto, em cada movimento da empreza industrial, a prodigalidade daquellas travancas attinge as raias do inconcebivel. Só uma obra de tomo exgottaria o estudo, artigo por artigo, do maravilhoso instrumento de torturas, do admiravel systema de martyrios organisado pela Santa Inquisição do Codigo de Minas contra os perigosos herejes do petroleo!

Tal não é necessario. Para formar seguro juizo, é sufficiente a amostra do tecido debaixo do conta-fios. Excusa o desdobrar a peça inteira do panno, de identica contextura.

Bem se vê que a exploração petrolifera outra não é, pelo Codigo de Minas, senão uma corrida tremenda de obstaculos. Primoroso o programma de tropeços disseminados ao longo da pista inteira! Nenhum concurrente pode vencer.