Não é ultra doloroso isto? Não é ultra-vergonhoso que dispondo dum territorio em tudo equivalente ao dos Estados Unidos, nos deixassemos ficar numa bagagem degradante?
E como combatemos essa situação de inferioridade? Negando-a. Mentindo oficialmente. Mentindo agora pelo radio. Mentindo uma mentira sistematica e onimoda, que não engana a ninguem no mundo — nem sequer a nós mesmos.
Basta de cocaina. Tenhamos a coragem dum frio realismo. A mentira não constroe — destroe. Destroe a reputação de quem a impinge. Somos o povo mais desmoralizado do mundo em consequencia deste perpetuo regimen de mentiras adotado como atitude nacional. E no entanto poderemos nos equiparar aos Estados Unidos em grandeza, cultura, eficiencia e poder, se tomarmos pelos mesmos caminhos.
Que caminhos são esses? Os do sub-solo. A grandeza dos Estados Unidos vem de que mobilizaram e mobilizam as reservas do sub-solo. Vem de que se ferraram intensamente e ainda se ferram com as varias dezenas de milhões de toneladas de ferro que cada ano produzem — enquanto nós tropicamos eternamente desferrados pela estrada da vida em fora, sem a menor atenção para as montanhas de minerio que possuimos.
Vem de que abrem anualmente mais de .... 20.000 poços por onde esguicha o sangue da terra, o maravilhoso liquido que se transforma em ener-