SES OCULTOS ENTRAVAM O ANDAMENTO DAS PESQUISAS DO PRECIOSO OLEO. Solicitamos, pois, com vivo empenho, a revogação da ordem da retirada da sonda, garantida pelo Estado em contrato firmado, bem como a determinação de exame dos poços registrados em Riacho Doce. Atenciosas saudações.
(a) Osman Loureiro
O escandalo répercutiu no pais inteiro. A imprensa comentou-o de norte a sul. Todas as minhas acusações ficavam provadas de modo absoluto. E não era agora eu sozinho a proclamar a infamia do Departamento Mineral: era um governo de estado, por intermedio da palavra insuspeita do seu governador.
O Departamento encolheu-se, roendo as unhas, de odio. Pela primeira vez inflingiam-lhe uma derrota seria. Bourdot Dutra esgueirou-se de Maceió como um camondongo ante o abrir-se inesperado de uma janela. Volta ao Rio cabisbaixo. Cochicha com Fleury e Oppenheim. “Aquela gentinha é perigosa. Não foi atôa que Floriano nasceu lá...”
Nesse entretempo escrevi a Osman Loureiro, sugerindo prospecção geofisica pela ELBOF, a entidade especializada em tais estudos de maior renome no mundo. A sugestão é aceita incontinente. O congresso vota creditos e o governo assina con-