gastamos o dinheiro; enonomisem vocês o seu, já que estão assim zelosos dos dinheiros publicos”.
Raio de homem! Impossivel conduzil-o pelo nariz Sabia o que queria e sabia querer! E o ministerio da agricultura teve que aguentar a derrota, sob os olhares de desprezo de todo o país.
Os alemães da ELBOF cumprem o contrato. Fazem os tres meses de estudo geofisico, obtendo RESULTADOS INTEIRAMENTE REVERSOS DOS FEDERAIS, como o leitor verá no depoimento de Hilario Freire.
Um ponto ha que frisar. Até o caso de Alagoas as manobras sabotaderas do ministerio da agricultura, sistematicas, sempre se fizeram á sombra, por trás das cortinas; mas com o aparecimento subito dos gases do poço S. João tornou-se mister agir de pronto e ás claras. Só um golpe desnorteante poderia salvar a situação. E o ministerio o deu, em pleno dia, aos olhos assombrados do pais inteiro.
Audaces fortuna juvat, refletiram lá entre si. Mas erraram. Tudo tem fim na vida. O fim da tirania anti-petroleira da camorra federal começou no momento em que Osman Loureiro redigiu o seu famoso telegrama.
Esse momento assinala o ponto final duma epoca e o começo duma aurora. Lá em seu tumulo Floriano sorriu. “Esse Osman é dos meus”, devia ter pensado consigo o Marechal de Ferro.