Saltar para o conteúdo

Página:O escândalo do petroleo.pdf/90

Wikisource, a biblioteca livre
80
Monteiro Lobato

grotesco de, no continente petrolifero por excelencia, que é a America do Sul, todos os paises terem petroleo excepto justamente o maior de todos — o nosso.

O sr. presidente da Republica transmitiu essa denuncia ao sr. ministro da Agricultura para as necessarias providencias. Como o tempo se passasse e não viesse nenhuma, o signatario resolveu repeti-la, desta vez á nação, por meio do prefacio escrito para o livro de Essad Bey “A Luta pelo Petroleo”.

Esse prefacio abalou o publico pensante, fazendo a imprensa abrir-se em comentarios severamente desfavoraveis ao Departamento Nacional de Produção Mineral. O qual Departamento, em vez de chamar á responsabilidade o “caluniador”, limitou-se a uma comunicação aos jornais, bastante chilra, que concluia desta maneira: Quanto ás acusações aleivosas, formuladas por aventureiros de má fé, estamos certos de que a Comissão de Inquerito sobre o Petroleo, solicitado pelo ministro da Agricultura ao presidente da Republica, saberá apurar a verdade e apontar á Nação os nomes que devem ser punidos pela Justiça”.

Os aventureiros de má fé claro que eram, em primeiro lugar, o autor do infame prefacio, e em segundo, os heroicos pioneiros que á frente das companhias nacionais, procuravam, com tremendo esforço, dar petroleo ao Brasil.