Página:O que eu vi, o que nós veremos (1918).pdf/24

Wikisource, a biblioteca livre
O Que Eu Vi

mecanicos, levei-o para o Hyppodromo de Longchamps; comecei a fazer pequenos circulos com o dirigivel, que era verdadeiramente docil; fui ao bairro de Puteaux e evoluia por cima de suas innumeras usinas quando, de repente, ouço um barulho terrivel: uma a uma todas as usinas tinham posto a funccionar seus apitos e sirenes.

Fiz duas ou tres voltas e cheguei novamente a Longchamps.

Fiz um conciliabulo com meus amigos. Pretendia fazer a volta á Torre Eifel; elles me querem dissuadir disso, por não estar presente a Commissão do Aero Club. Não me pude conter; o sporte me attrahia; parti. Tudo correu bem até ás alturas do Trocadero, quando senti que o balão não me obedecia mais. Arrebentara-se o cabo que ligava a roda do governo ao leme da aeronave. Diminuo completamente a velocidade do motor e manobro para tocar em terra. Fui muito feliz, desci mesmo no jardim do Trocadero, onde, por ser ainda muito cedo, havia muito poucas pessoas.

A ruptura se dera em ponto difficilmente acessivel; era necessario uma escada. Vão buscal-a; quatro a cinco pessoas a susteem de pé e, por ella, consigo subir e consertar o cabo.

— 24 —