Página:O que eu vi, o que nós veremos (1918).pdf/76

Wikisource, a biblioteca livre
O Que Eu Vi

A aviação demonstrou-se a mais efficaz arma de guerra tanto na offensiva como na defensiva. Desde o inicio da guerra, os aperfeiçoamentos do aeroplano têm sido maravilhosos.

Quem, ha cinco annos atrás, acreditaria na utilisação de aeroplanos para atacar forças inimigas? Que os projectis de canhões poderiam ser lançados com efeitos mortíferos de alturas inacessiveis ao inimigo?

Desde o começo da guerra, os apparelhos têm melhorado. Têm sido augmentados em dimensões e alguns, hoje, são feitos exclusivamente de aço. Os motores egualmente se têm aperfeiçoado. O mais espantoso acontecimento foi o desenvolvimento dos canhões para aeroplanos. A principio, o recuo dos canhões, ao atirar, constituia a maior difficuldade relativa aos ataques aereos. Os constantes e repetidos choques do contra-golpe do disparo mesmo de pequenos canhões, logo bambeavam as frageis estruturas dos aeroplanos assim utilisados, pondo-os fóra de uso. Este inconveniente já está sanado. Novos canhões foram inventados, que não produzem contra-choque. Consistem em um tubo do qual são expellidos dois projectis,por uma única explosão. No momento de atirar, um dos projecis, uma mortifera bala de aço, desce velozmente em direcção

— 76 —