Página:O que eu vi, o que nós veremos (1918).pdf/93

Wikisource, a biblioteca livre
O Que Nós Veremos

é difficil encontral-o no Brasil. Nós possuimos, para isso, excellentes regiões, planas e extensas, favorecidas por optimas condições atmosphericas. Antes de tudo, porém, é preciso romper com o nosso preconceito de medir por metros quadrados um campo de aviação e de procural-o nos arrabaldes das grandes cidades.

Em França diz-se que um campo tem tantas dezenas de kilometros quadrados; em Inglaterra e Estados Unidos, fala-se em milhas quadradas; no Chile e Argentina, fala-se em leguas quadradas; aqui, neste immenso e privilegiado Brasil, fala-se em "metros quadrados". E' preciso considerar, antes de tudo, que, mesmo na hypothese de um milhão de metros quadrados isto seria apenas um kilometro quadrado, apenas 1/36 de uma legua quadrada! Um aeroplano moderno, que faça 200 kilometros por hora, partindo do centro de um campo de tais dimensões, em menos de 9 segundos estaria fòra do perimetro do aerodromo!

Fòra do aerodromo, está em zona perigosa, principalmente para os principiantes.

Não falemos nas desvantagens de morarem os alumnos longe dos campos. Elles precisam dormir proximo á Escola, ainda que para isso seja necessario fazer installações adequadas,

— 93 —