Página:O sertanejo (Volume I).djvu/15

Wikisource, a biblioteca livre
o sertanejo
11

quadra, depois de longa secca, sente confranger-se-lhe a alma até os ultimos refolhos em face dessa inanição da vida, desse imenso holocausto da terra.

     E' mais funebre do que um cemiterio. Na cidade dos mortos as lousas estão cercadas por uma vegetação que viça e floresce ; mas aqui a vida abandona a terra, e toda essa região que se estende por centenas de leguas não é mais de que o vasto jazigo de uma natureza extincta e o sepulcro da propria criação.

     Das torrentes caudaes restam apenas os leitos estanques, onde não se percebe mais nem vestígios da agua que os assoberbava. Sabe-se que ali houve um rio, pela depressão às vezes imperceptível do terreno, e pela areia alva e fina que o enxurro lavou.

     E' nos estuarios dessas alluviões do inverno, conhecidos com o nome de varzeas, onde se conserva algum vislumbre da vitalidade, que parece haver de todo abandonado a terra. Ahi se encontram, semeadas pelo campo, touceiras irriçadas de puas e espinhos em que se entrelaçam os cardos e as carnaubas. Sempre verdes, ainda quando não cahe do céo uma só gota de orvalho, estas