Página:O sertanejo (Volume I).djvu/153

Wikisource, a biblioteca livre
o sertanejo
149

     Quanto ao moral, o que tinha o capitão-mór de pausado e formalista, pagava-lhe o ajudante em viveza e prontidão. O tempo que o primeiro consumia á tomar uma resolução, bastaria ao outro para realisa-la.

     Dahi provinha naturalmente a volubilidade e e inconstância do genio do moço, assim como a tenacidade do velho em sustentar sua resolução, uma vez tomada.

     Entretanto por contraprova do anexim, que — dois gênios iguais não fazem liga, — fora precisamente o contraste daquellas duas naturezas a solda que as unira á ponto de já não fazerem mais de uma pessoa, embora repartida por dois corpos.

     O capitão-mór Gonçalo Pires Campello, alli presente, não seria o mesmo opulento fazendeiro que era, commandante das ordenanças da freguesia de Santo Antonio de Quixeramobim e o maior potentado daquella redondeza, se arredassem delle o Agrela, seu ajudante.

     Equivaleria á amputar-lhe uma faculdade d'alma e a mais ativa. A energia, de que o velho dera tantas provas e que lhe granjeara admiração e rspeito, desappareceria como a rijidez do aço privado de sua tempera.