Página:O sertanejo (Volume I).djvu/37

Wikisource, a biblioteca livre
o sertanejo
33

     O capitão-mór fez á mulher uma respeitosa cortezia, e emquanto ella se encaminhava á fazenda, tornou ao serviço que sua gente emprehendera para atalhar o incendio e salvar as matas visinhas, ameaçadas de ficarem reduzidas á cinzas.

     O trabalho avançara rapidamente á ponto de poder D. Genoveva atravessar para o outro lado sem necessidade de fazer grande volta. O aceiro aberto na direcção da fazenda tinha cortado a tromba do incendio que o vento impellia naquelle rumo, de modo que não foi difficil ilha-lo nessa porção de terreno já devastada, onde brevemente, consumido pela chamma todo o combustivel, começou a apagar-se, ficando apenas o brazido.

     Todavia, não era prudente abandonar esse imenso borralho, donde o vento á cada instante levantava enxames de fagulhas, que inflammavam-se no ar, e podiam atear novamente o fogo no mato cheio de gravetos e chamiços.

     Agrella não descansou enquanto não extinguiu de todo o fogo na largura de umas dez braças, e ainda assim postou de espaço á espaço vigias que ahi deviam ficar durante a noite, para