Página:O sertanejo (Volume I).djvu/71

Wikisource, a biblioteca livre
o sertanejo
67

     Ainda que não se eximisse de todo ao mistico sentimento de que se repassava essa melopéa christan no seio da profunda solidão, o sentido do mancebo estava especialmente concentrado no esforço de abstrair do côro uma voz, para escutal-a, á ella somente.

     Ou porque em verdade sua residencia errante e aventureira no deserto lhe houvesse exercido as faculdades ao mais alto gráo, dando lhe admirável força de percepção ; ou porque se deixasse enlevar de uma grata illusão, o certo é que Arnaldo distinguia naquelle concerto unissono uma melodia radiante, de uma limpida suavidade, que entretecia o canto sonoro como fio de ouro urdido em tela de seda.

     De principio o ouvido do sertanejo experimentou a mesma sensação dos olhos quando os fere a luz : houve uma fascinação que não lhe deixava descernir as vozes, mas logo apoz começou á destacar o timbre mavioso de D. Flor, com tamanho vigor que já não escutava elle sinão esse hymno celeste, surdo para toda outra cantoria.

     Terminou o terço ; sumiu-se o clarão dos fachos; naturalmente a familia passava á meza da ceia. Pouco depois apagaram-se os fogos e ape-