Página:O sertanejo (Volume I).djvu/75

Wikisource, a biblioteca livre
o sertanejo
71

sertanejo no mesmo desenfado. Está guardando a casa ? E o senhor anda ao monte ? Pois boa caça, amigo, e cortejos á sua dama.

     Com esta despedida Arnaldo, que se debruçara ao punho da rede para conversar com a onça, recolheu o corpo, disposto á acomodar-se.

     Levantou-se, porém, um rumor de garranchos que estalavam. Era a onça que saltára á um galho superior, com impetos de galgar o cimo da arvore ; mas hesitava, receiosa de que os ramos altos e menos validos se partissem com o pezo de seu corpo e o choque do arremesso.

     — Nada, camarada, dispenso as suas ternuras por esta noite. Cheguei da viagem, e estou cansado. Póde continuar seu passeio. Boa noite.

     E o sertanejo, alongando a perna, enxotou a importuna com um pontapé atirado ao tufo da folhagem que ficava por debaixo da rede.

     Aquietou-se a onça e o rapaz deitou-se mui sossegado, sem mais importar-se com a presença do terrivel hospede, que lhe estava á uma braça de distancia. Este curto espaço, porém, a féra não ousava transpo-lo com receio de precipitar-se.

     Os sertanejos escoteiros que ainda agora em jornada na Bahia ou Pernambuco, sem outro